16 de novembro de 2006

..ÁGUA PÉ'''

Água , uma bebida que hoje em dia faz a delícia de muito guloso.
Esta foi em tempos a rainha dos que amanhavam as vinhas, e os caseiros a dávam aos que faziam a empa e póda, e nos lanches lá vinha então este vinho mais fraquinho, porque os mordomos e patrões só bebiam o que era bom.
Como se pode calcular, este vinho mais fraco era, depois da pisa do vinho e de envasilhar o môsto se lavava os utênsilios da vindima, e essas águas eram todas aproveitadas e fazia então a bela água .
Hoje em dia, em muitos lugares do país, ainda tal acontece, fazer este vinho mais fraquinho, na casa do 8 a 10º, e que tem feito a delícia de muitos nesta época do S.Martinho.
Até que o ditado antigo diz, "Vai-se à adega e prova-se o vinho".
Água pé e castanhas é o que nestes dias mais faz as delícias dos mais gulosos.
Conheço um local em que esta bela e derivada de Bacos, faz a delícia de muitos gulosos Leirienses, ao ponto de que muitos partem de lá com a garganta afinadinha para um bom serão de fados.
Não fosse o vinho um bom educador do Fadista.
Este lugar, pequeno e recatado, é "O PIÃO", no lugar das Cortes, e para desculpa, muitos dizem que vão à missa, dado que fica mesmo ao lado da Igreja das Cortes.
Não só de água se lá vive, como tbm tem um "cabrito", talvez um dos melhores da região, bem como uma "cabidela caseira", sem faltar a "canjinha de galinha" aos domingos de manhã.
Não perca a oportunidade de conhecer este belo lugar, mas tenha cuidado com o regresso.

Sem comentários: