28 de agosto de 2007

' OLIMPÍADAS E ZHANG HUIMIN '


Uma menina de oito anos percorreu mais de 3.550 quilômetros na China para “homenagear as Olimpíadas”, num gesto que dividiu a opinião pública do país.
A jornada de Zhang Huimin começou no dia 3 de julho na cidade de Sanya, em Hainan, sul da China, passando por seis províncias até alcançar a capital, Pequim.
Todos os dias, a rotina de corrida da atleta era iniciada rigorosamente às 2h30 da manhã.
"Paixão que vem de dentro"
Em média, a criança percorreu mais de 80 quilômetros por dia, distância superior a de uma maratona olímpica. Segundo o site do Comitê Olímpico Internacional, as provas oficiais têm pouco mais de 42 quilômetros de extensão.
O pai da jovem corredora, Zhang Jianmin, acompanhou a filha de bicicleta durante toda a trajetória.
Ela não teria sido capaz de fazer isso sem uma paixão que vem de dentro”, disse Jianmin ao jornal South China Morning Post, rebatendo os comentários de que teria forçado a criança.
Durante os mais de 50 dias em que correu, Huimin se alimentou de uma mistura especial preparada por seu pai à base de ovo, leite e mel.
A menina chegou no domingo ao seu destino final, em Pequim, e está descansando nesta segunda-feira.
Na terça-feira, ela fará o encerramento simbólico do roteiro percorrendo os últimos 15 quilômetros do centro da capital até a praça da Paz Celestial.
Punições esporádicas
Médicos pediatras disseram que o esforço excessivo seria prejudicial à saúde e ao desenvolvimento da criança, enquanto que a imprensa chinesa acusou o pai de abuso por submeter a menina a uma rotina extremamente estafante.
A corredora Wang Junxia, campeã nos jogos de Altanta, em 1996, fez declarações públicas reprimindo o pai da menina por colocar o bem-estar da menor em risco.
Apesar de argumentar que a conquista foi fruto exclusivo da força de vontade da filha, Zhang admitiu praticar “punições físicas esporádicas” pois, segundo ele, “as crianças às vezes não têm auto-disciplina”.
Antes da empreitada, o pai pediu demissão do cargo de gerente de um criatório de peixes para acompanhar a filha e, desde então, investe todo seu tempo no treinamento da menina.
A garota Zhang Huimin tem 1,22m de altura e pesa 21 quilos. Ela ainda é muito jovem e pequena para competir em Olimpíadas, mas o pai ambiciona vê-la participar dos jogos de 2016.

Sem comentários: