3 de novembro de 2007

'VISITA À CHINA'


Presada Aturueu

Cumpanheira,

A coisa aqui na China é bem diferente aí do Portugall.
Aqui não tem alentejano, nem ribatyejanno, nem alfacinhas, nem nurtenhos, não tem italiano, africano ou até mesmo zoropeu. Nem índio tem aqui. É uma loucura, parece uma tinturaria gigante, só tem chinês. Eu aqui estou cometendo muitas 'garfield', como se diz em italiano, aqueles errinhos de depromacia que sem qerer se acomete, logo na hora de agente conhecer pessoas.
A pessoa chinesa é tudo muito parecida uns conzotro. Eu acho que as fotografia três por quatro aqui, pros documento, é vendida no supermercado em saquinho de seis ou meia dúzia, nos tamanho pequeno, médium e pai. Outra coisa aqui que não me vai é acomida. As pessoa come muita coisa que não é de comer, como gafanhoto por exemplo. Tem gente que mata a cobra e come a cobra também. Felizmente, ninguém ainda me mostrou nada de mau.

A língua que as pessoa fala aqui também é muito difícil e até agora o Mário Lino e eu não torcamos .A gente não aprendeu o chinês, não sabe inglês e quase esqueceu o português. Mas tá dando para ser entender, porque a gente faz muito sinal cas mão e as pessoa faz tudo o que a gente qerer.

É incrível, mas aqui todo mundo me trata como seu fosse o presidente do Portugal.

A parte escrita não usa as letra que nem nóis tem o ABC, o analfabeto completo que vai de A a V. Eles desinha uns rabiscos bonito, mas eles chama de 'um grama'. Todo fala que cada palavra é de um grama. Acho que paa escrever ''um quilo' a gente faz mil desenho de um grama e aí dá tudo certo.

Pelo menos os número aqui é que nem em português, é tudo pelo sistema desce mal. Apesar dos pesar, eu tô achando tudo muito interessante e tô aprendendo muitas coisa. Eu já sei, por exemplo, como os chinês dá nome pros filho que nasce. Quando o menino nasce, eles pega uma latinha vazia e vão no alto da escada. Aí eles chuta a lata e conforme as latinha vai caindo nos degrais eles vão pondo o nome na criança: lim.... pim...... pom..... lim...... pem.
Agora, eu deixo aqui o meu abraço a todos os que não foram com a gente para cá e também para os que ficaram por aí. E para quem pensa que é só no Portugal que tem jeitinho já vou avisando: aqui na China, quando alguém quer conseguir uma boquinha, todo mundo dá um jeito de mexe os pauzinho também!

Assim que eu voltar aí para o deserto, eu te aviso.

(Eu nem liguei meu telelé, eu não sei falar chines)


Abraços, Grafield ingeheiro.


P.S. - Amanhã os chinocas levam ver As Muralha, mas eu já vi essa minisérie no Portugal

Sem comentários: