20 de agosto de 2006

QUEM SOU EU ?



Nascido na freguesia de Rossio ao Sul do Tejo em Abrantes, depressa cresci e fiz os meus estudos primários bem como secundários na Escola Industrial de Abrantes, comecei cedo a trabalhar no comércio em Abrantes e fazia em paralelo com os estudos de noite.
Depois voltei-me para o ramo automóvel, onde passei desde varredor da oficina até ao ponto de ser responsável pelo o sotk de peças, bem como diregir a oficina e demais colegas.
Com o célebre 25 de Abril, casei e dado à instabelidade de emprego mudei-me para Leiria.
Onde passei por vários empregos até que enveredei de novo no ramo automóvel, na Auto-Leiria(Ford).
Passado uns anos, com a ambição das vendas, uma primeira experiência falhada, mas depois começou a dar frutos, nomeadamente na Volvo, ou seja MGE sediada em Torres Novas (Pé de Cão), onde fiz um trajecto muito bom e com bons êxitos.
Após uns tempos saí e fui para vendedor de máquinas para o Entreposto de Máquinas de Leiria, novamente recheada de êxitos em vendas.
Mas o aspectro de minha vida familiar não me deixava e com o divórcio, rápidamente me embrulhei com experiência e fracassos em todos os aspectos, profissionais bem como de âmbito pessoal.
Após uma atravessia no deserto, com muitos lugares e empregos, e uma experência de empresário falhada em Fóz-Côa, regresso a Leiria para me recompor a nível pessoal e emprego.
Conheço um amigo, Vergílio, com o qual trabalhei uns anos e bons, no campo de máquinas, vendas e recolhas de créditos mal parados.
Após um período de êxito, quando estava tudo recompôsto e para começar uma nova vida, algo se abate sobre mim.
No dia 27 de Agosto de 2003, com pouco pessoal para trabalhar, estava a tirar uma falência com dois homens, os quais coloquei a fazer um serviço menos perigoso, eu vou fazer outro a uma altura aproximadamente de 7 mts, para tirar uma chaminé de uma caldeira, começa a chover e me cai uma chave de bocas para o telhado, e vou para ir buscar.
Dado ser uma serração e fábrica de móveis, o telhado estava como sebo, e ao pisar uma telha de lusalite sem madre, ela quebra e venho estatelar-me no chão a cerca de 5 mts.
Ao cair, na posição horizontal, com as costas em cima e serradura e bocados de madeira, fico paralisado e com o meu corpo da cintura para baixo como um bicho, inchado.
Sou transportado para o hospital de Leiria, no qual me fazem logo os primeiros exames, e sou evacuado para Coimbra, hospitais dos Covões.
Dado como certo a minha lesão na medúla espinal, teria que ser operado, para fixação das vertebras lesadas, D11-D12-L1.
Esta operação é efectuada em Leiria, Centro Hospitalar S.Francisco pela equipa, Dº Peliz e Ernesto Moura.
Após a operação, passado dois dias, dº Peliz se acerca de mim e me dá a notícia que eu mais temia.
Fico paraplégico da cintura para baixo.
Faço reabilitação no Centro de Reabilitação da Tocha, Rovisco Pais, aonde recuperei a mobilidade do corpo, e aonde tive de redescobrir um outro meio de vida.
Hoje, só em casa, penso e olho para trás e digo; "Que me valeu viver a vida de modo tão intensa e sempre com um passo à frente".
É com estas palavras, que eu entro aqui para descrever a pessoa que sou, com altos e baixos, amigos e inimigos, e hoje tento passar a minha vida aqui nesta tela e neste teclado, e pensar sempre fazer e criar amigos, amigos incondicionais, dado que os outros todos se foram e bateram a porta atrás.
Um Obrigado pela atenção que dispuseram a ler estes pequenos trechos da vida quatodiana de uma pessoa "Deficiente Motor".

4 comentários:

Guru ,Excalibur disse...

Viva Caro Amigo horta.
Não tenho palavras para te descrever o que sinto não são palavras de tristeza mas sim de incentivo julgo que a Arlete diz o principal .

E bom haver elementos com força interior e que possam dar o seu testemunho de vida faz com que muita gente abra os olhos e viva a vida com mais calma e saboreie os bons monentos que a vida propociona.

Tenho que te dar um abraço por enquanto virtual e desejo de todo de bom .

E QUEM ES TU ,ORA ES mghorta :)

Excalibur

Anónimo disse...

Viva,

Pois é, fiquei assim um bocado "chocado" com o que escreveste, pois não fazia a mínima ideia do quanto tu passaste nesta tua vida. No entanto já vi que és forte e que, fazendo das tripas coração, sempre conseguiste superar todos os obstáculos que a vida tão sadicamente se lembrou de te colocar à frente. Muitas outras pessoas possivelmente teriam-se quebrado(eu por exemplo) e tu mantiveste-te sempre com postura e lograste seguir em frente, suponho eu com muita força de vontade e fé. Esse teu testemunho que inspire muitos outros e que lhes convença de que a vida vale sempre a pena ser vivida.

Infelizmente também a ti neste momento só te posso endereçar um abraço virtual, mas espero sinceramente que um dia possamos sentar-nos numa mesa, bebermos uns copitos e batermos um bom papo. Porque não no Lilau? Hehehe. Se um dia me tornar excêntrico terás de me dizer onde estás localizado, que é para eu te ir visitar e isso é uma promessa.

FireHead

Anónimo disse...

Martinho,
Acabo se saber que tens 1 Blog e acabo tb de confirmar que a tua força vai para além das palavras. Conheço apenas 'ao de leve' o que é ser absolutamente impotente face á doença e á própria vida. A minha vida comparada com a tua é 1 dôce...queria mandar-te 1 abraço grande de solidariedade porque eu sei que ná há palavras de conforto...eu sei. De qualquer forma tens aqui 1 amiga...gostei de ti á primeira tecla e 1 dia havemos de ir 'beber' 1 copo sei lá
Beijo enorme.
Ana

mghorta disse...

Obrigado aos comentários, fico lisongeado pelo vosso carinho...

OBRIGADO