5 de setembro de 2006

CARDÁPIO DE UMA REFEIÇÃO DE SONHO


O QUE VAI HOJE ALMOÇAR?

Há muitos motivos para visitar Portugal.
Mas um deles é, sem margem para dúvidas, a culinária regional.
A minha balança é a maior testemunha de que por aqui se come e se bebe muito bem.
E como os prazeres da mesa devem ser compartilhados, este verão faço uma sugestão para um almoço à Portuguesa aí em sua própria casa.

APERITIVO
PUNHETA DE BACALHAU
Enquanto se faz o almoço, nada melhor do que reunir os amigos para uma punheta rápida. É um bacalhauzinho desfiado, temperado com cebola, azeite, vinagre, pimenta e um dentinho de alho, porque bacalhau quer alho. Simples e dá muito prazer, fácil de confecionar, é uma boa opção para os solitários.

ENTRADA
SOPA DE GRELOS/SOPA SECA
Por alguma razão, a sopa de grelos é preferida por marmanjos, rapazes novos. Os que já não se importam de ter algo agarrado às costas, preferem a segunda sopa, típica da Beira-Litoral e feita à base de feijão e pão duro.

PRATO PRINCIPAL
ARROZ DE PICA NO CHÃO
É uma especialidade da região Entre-Douro e Minho, no Extremo - Nortenho. O Arroz Pica no Chão, é feito à base de frango caseiro e toucinho, levando os devidos temperos e enchidos da região. É um prato delicioso, mas um tanto pesado, por isso deve ser apreciado com moderação, em especial por quem gosta de "rola-e-rola" depois da refeição. Com Pica-no-Chão a coisa fica mais complicado, para quem quer namorar após o almoço.

PÃO NA MESA
CARALHOTAS E CACETES
Uma refeição portuguesa, tem sempre pão na mesa.
As caralhotas são pequenos pães típicos da região de Almeirim. Já os cacetes são comuns em todo o país. É fácil encontrar um português com o cacete na mão.

BEBIDA
VINHOS PORTUGUESES
Os vinhos são classificados por regiões, e há para todos os gostos.
Quando é verão, talvez seja bom um branco com aspecto mais leve e feminino bem fresco. Pode escolher um Monte das Abertas (Alentejo), um Quinta da Pellada (Dão) ou talvez uma garrafa de Rapadas (Ribatejo). Mas se insiste em um mais encorpado, mais masculino, uma boa opção pode ser o Três Bagos (Douro), ainda mais intenso, um Terras do Demo (Beiras),
ou talvez mesmo um caseiro da Tertúlia do Pião (Cortes Leiria).

SOBREMESA
MAMADINHAS DA POUSADINHA DE TENTÚGAL, ESPERA MARIDOS OU PALHA DE ABRANTES
A confeitaria portuguesa é muito rica e os doces conventuais são mesmo um ojecto de culto.
Os Espera-Maridos é um doce simples que se faz com canela, açúcar e ovos. Já as Mamadinhas é uma das maiorias delícias surgidas nos conventos, bem como as tigeladas. A Palha de Abrantes, consite em fios de ovos, doce que faz os mais gulosos pecarem quanto à sua dieta.

DIGESTIVO
LICOR DE MERDA
É uma bebida da região de Cantanhede, feita à base de leite, baunilha, cacau, canela e frutas cítricas.
Quem já experimentou diz que é uma merda, mas muito deliciosa e gostosa.

BOM APETITE, FAÇA MESMO HOJE A EXPERIÊNCIA, NÃO GUARDE PARA AMANHÃ O PROVEITO DE UMA COZINHA RICA .

Sem comentários: